quinta-feira, 22 de julho de 2010

Bullying - mais um pouco sobre o assunto!

Não tem graça
Você já deve ter visto um amigo virando a piada da turma e, sem perceber, deu risada da situação. Achar graça da piada de alguém faz essa pessoa ganhar fama de engraçado, certo? O problema é quando o alvo da piada não gosta nadinha dessa situação e, por timidez ou medo, fica isolado e quieto. Nesse caso, a brincadeira perde a graça e a piada vira bullying. E você, que deu risada, acaba se transformando em platéia de algo muito desnecessário.
Valentão sem noção
O bullying, que vem do termo inglês bully e significa brigão, é sempre praticado por alguém que precisa se mostrar forte pra todo mundo. Só que, na cabeça desse garoto ou dessa menina, o jeito mais fácil de parecer superior é humilhando e ofendendo os mais tímidos e que não tem coragem de revidar os ataques.
Tem como evitar? Se você é super na sua e jamais teria coragem de revidar o bullying procure não se isolar no colégio. Existe sempre uma galera que tem mais a ver com você e que a curte do jeitinho que é. Fique perto deles.
Tem como acabar com isso?Por mais que você sinta vergonha e medo de reclamar, o seu silêncio só piora a situação. Fale com seus pais, com um professor ou mesmo com o diretor. Coloque na sua cabeça que ninguém no mundo tem o direito de a pôr pra baixo. O ato de sofrer bullying pode piorar seu desempenho nos estudos e deixar a vida meio cinza. Pense bem.
Saia da platéia
É mais fácil rir quando você vê alguém chamando uma colega de um apelido muito feio do que tomar partido e defendê-la, não é? Mas pare pra pensar: e se você estivesse no lugar dessa amiga que vive de cabeça baixa? Por isso, vale a pena olhar pra a valentona que pratica o esporte de humilhar quem é mais quietinha.
Quando o bullying é praticado por uma amiga sua: provavelmente sua turma toda percebe que o que essa garota faz é errado. Então, que tal criar coragem e dar um toque nela? Diga que pôr os outros pra baixo não é e nem nunca vai ser bacana. E não tenha medo. "Tornar-se cúmplice fortalece o agressor", explica a psicóloga Maria Teresa Maldonato.
Quando o bullying é praticado contra uma amiga sua: incentive a garota a procurar ajuda de algum responsável ( tanto no colégio quanto em casa). Se você ver que ela tem vergonha de fazer isso, converse você mesma com um professor, o que não pode é deixar pra lá. "É desse silêncio que se valem os agressores, por isso, nada de ficar quietinha", aconselha a psicóloga Maria Irene Maluf.
O problema de virar o jogo
Em alguns casos, depois de superar a zoação e supostamente dar a volta por cima do bullying, é comum a agredida tentar se fortalecer "brincando" com alguém que tenha o mesmo perfil que ela: quietinha e megatímida. Mas fazer isso é a maior prova de que o problema ainda não foi superado. Fazer um exame de consciência é sempre a melhor maneira de lidar com
esse assunto. Descontar sua mágoa nos outros nunca vai resolver nada.
As diferenças

Bullying de meninos
eles são mais explícitos e podem até partir para a agressão física.
Bullying de meninas
elas preferem espalhar fofocas do mal e isolar a vítima da
turma.


Cyber-crime
Ter seu Orkut, Facebook, Twitter e cia. zoados não é nenhuma novidade hoje em dia. Afinal, a pessoa sem noção que faz isso acredita que nunca vai ser descoberta. Aí é que mora o engano. O que muita
gente "valentona" não sabe é que dá, sim, pra descobrir quem fez a agressão rastreando o computador. "A vítima pode imprimir o material ofensivo e denunciar o agressor nas delegacias especializadas em crimes de informática. Um perito pode perfeitamente descobrir a identidade do agressor, mesmo que ele se disfarce com um contato falso", explica Maria Tereza Maldonato.
Pra evitar o cyber-bullying...
  • Não aceite amigos dos quais você nunca ouviu falar em nenhum site de relacionamento e bloqueie suas fotos no Orkut, assim só quem é seu amigo terá acesso a elas, ok?
  • Use a webcam só com seus BFFs.
  • Evite postar fotos suas de biquines, principalmente se estiver sozinha. Esse tipo de foto é um prato cheio para que os desocupados de plantão façam montagens.
  • Quando usar um computador que não é seu, não deixe nenhuma senha registrada.
Texto de Mariana Sherma (Revista Todateen)

Nenhum comentário: