segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Brincadeiras do Folclore Brasileiro

O que são - Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração em geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. A preservação dessas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito preticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclóre.
Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:
  • Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaio, são feitas de varetas de madeira ou papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
  • Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).
  • Pega pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa a ter que fazer o mesmo.
  • Esconde esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos fechados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
  • Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega
  • Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
  • Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barnate que é enrolado e puxado co força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Fonte de pesquisa: www.suapesquisa.com.br
Enfim, podemos acrescentar também nesta lista a amarelinha, brincadeiras de roda, brincadeiras cantadas, pular corda, pernas de pau, pernas de lata, petecas, balanço, cabo de guerra, queimada ... e por aí vai!!!

Nenhum comentário: