domingo, 11 de outubro de 2009

Projeto "Festival de Jogos ou Jogos Internos do Colégio"


Iniciarei minhas justificativas para os Jogos com uma adaptação de um texto de Lino Castellani Filho.
"A tensão era grande... Durante dois meses, todas as atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física haviam girado em torno dos preparativos para os Jogos internos que agora se aproximavam.
Algo o incomodava. Não sabia bem o quê. Apanas sentia ser alguma coisa relacionada com a tristeza presente no olhar de seus amigos e amigas, ansiosos por jogar, mas que, por não serem os melhores, mais habilidosos, não haviam encontrado lugar e, assim, tinham que se conformar em ser meros espectadores. Incomodava-o também a sensação de participar de um evento promovido pelos professores, sem conhecer os procedimentos adotados em sua organização. Por que a eles, alunos, cabia apenas o papel de "praticar"como se toda a organização não lhes dissesse respeito? Que bom seria se nós, alunos, não só nos preparássemos para os jogos, mas também preparássemos os jogos. Se fosse assim, pensou,eu começaria decidindo que todos teriam o direito de jogar. Quem já soubesse jogar ensinaria quem tivesse dificuldades em praticar. Mas não só do saber se constitui a cultura corporal. Que bom seria, pensou Marcelo, se todo o conhecimento necessário 'a organização de um evento fosse entendido como patrimônio da cultura corporal a ser compreendido por nós, alunos, de modo a nos permitir uma atitude autônoma, crítica e criativa no planejamento e na realização de nossas práticas corporais."
(CASTELLANI FILHO, 1998, P. 57 A 64)
A organização de um festival de jogos escolar deve respeitar todos os princípios de organização da Educação Física. Se, nas aulas de Educação Física, princípios como a inclusão, a não-seletividade, a ludicidade, a reinvenção das práticas, por exemplo, são considerados fundamentais, não há motivo para se organizar um evento em bases diferentes. Assim, um festival de jogos da escola não pode assumir a mesma forma de organização de torneios do esporte de alto rendimento, que priorizam aqueles mais habilidosos, que valorizam apenas o resultado final dos jogos, que premiam apenas aqueles que alcançam melhor rendimento, etc.
Quando a Educação Física assume os códigos e valores (seleção, exclusão, histeria, injustiça, violência, inimizade, etc.) de outra instituição (a instituição esportiva), ela e a escola passam a funcionar fora de suas funções. Entretanto, como organizar um festival de jogos coerente com o projeto de escola e de Educação Física escolar? Dentre os princípios de organização de um festival de jogos, gostaria de destacar alguns, para que possamos compreender o sentido de tal evento na escola:
Organização coletiva do festival de jogos, por professores e alunos é imprescindível que desenvolvamos nos alunos a competência de organizar um cronograma de jogos e atividades. Com a supervisão do professor, os alunos podem aprender a organizar um cronograma de jogos e atividades, a formar comitês de divulgação, etc. O papel mais importante do professor no rpocesso é apontar aos alunos a necessidade de respeitar os princípios de inclusão, de não-seletividade, e a necessidade de não reproduzir todos os problemas que a organização de torneios esportivos tem perpetuado. Sempre que qualquer aspecto da organização se afastar do projeto de escola e de Educação Física, o professor deve interferir, uma vez que ele é também parte importante do processo de organização.
Arbitragem pelos alunos: no caso dos jogos coletivos, numa escola, nada mais educativo do que exigir que os alunos coloquem a prova sua capacidade de autocontrole e honestidade, não necessitando de alguém de fora para dizer o que os próprios jogadores sabem muito bem: se foi ou não falta, se a bola saiu ou não. Para os casos de dúvida, poderá haver sempre um professor a intervir, após ouvir ambas as partes.
Valorização de todos os participantes: para nós, deve ter tanto valor aquele que vence um jogo quanto aquele que aceita o desafio de jogar, ou aquele que, nem tão habilidoso, se supera pela determinação. Atitudes dignas de respeito, esforços de superação, belas jogadas, novas aprendizagens, interações lúdicas e solidárias, também são dignos de destaque. Por que destacar apenas aquele que obteve mais pontos (às vezes, à custa de violência e desonestidade)?
A ênfase na ludicidade: ao contrário de torneios esportivos de alto rendimento, que valorizam quase que exclusivamente o resultado dos jogos, um festival de jogos escolar deve valorizar a vivência dos jogos, uma interação lúdica com os colegas e o prazer de jogar. No caso dos jogos em que há adversários, deve-se colocar o prazer sempre à frente do desejo de jogar contra.
"(...) pessoas brilhando em seu próprio esplendor-todas atuando como jogadores, não como espectadores. Homens, mulheres e crianças jogando em conjunto, fluindo, entrando e saindo dos jogos que, por sua vez, também fluem e se modificam. O ar repleto de bolas, pipas e riso. Um cenário que seria ao mesmo tempo medieval e surrealista (...). Um torneio dos novos jogos"
(LEONARD, 1999: 116).

Nenhum comentário: