segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

BRAÇOS E PERNAS



Vamos agora dar um passeio pelos ossos dos braços e das pernas. Úmero é o osso da parte de cima do braço, do ombro ao cotovelo. A parte de baixo, do cotovelo até a mão, é formada por uma dupla inseparável; rádio e ulna. O rádio fica no mesmo lado que o polegar.
A ilusão da mão: embora a mão pareça ser formada por um osso redondo que se divide em cinco dedos, não é bem assim que acontece. Ela também está dividida em cinco ossos, os metacarpais, envolvidos por músculos e nervos, que dão essa impressão maciça para a mão. Os ossos dos dedos são a continuação dos metacarpais, e se chamam falanges.
O osso que sustenta as coxas é o mais comprido do corpo: chama-se fêmur.
Que bonito é... quem faz qualquer esporte sabe como é importante o joelho. No futebol, a embaixadinha só é possível por causa do joelho. Ele é uma zona de impacto - ou seja, qualquer pulo sem jeito que você dê será absorvido pelo joelho. Por isso, ele tem um mecanismo formado pela patela, pelo menisco e pelos ligamentos. A patela atravessa o joelho. O menisco a protege. Os ligamentos têm a função de manter o conjunto unido.
Tem também os ossos da parte de baixo de cada perna, como nos braços, além da trinca de ossos que compõem o pé. Vamos conhecê-los?

Um comentário:

Escola Brigadeiro Haroldo Veloso disse...

Oi Rose... gostei muito do seu blog, criativo e educacional. Estarei colocando o link no blog da escola.
Abraços
escolabrigadeiroharoldoveloso.blogspot.com