domingo, 23 de janeiro de 2011

Obesidade Infantil

O assustador aumento no índice de obesidade infantil está diretamente relacionado às mudanças no estilo de vida da população. Atualmente, as crianças e adolescentes estão cada vez mais sedentários, trocando exercícios físicos e brincadeiras por atividades quase inertes. Além disso, preferem sanduíches e refrigerantes a uma alimentação mais saudável.
A obesidade infantil é uma patologia mais complexa do que parece, seus fatores de risco podem ser classificados em endógenos (internos ao organismo) e exógenos (externos ao organismo).
Fatores endógenos podem estar relacionados a alterações hormonais e disfunção na tireóide, a carga genética também tem relevância na evolução da obesidade em uma criança. O metabolismo é outro fator interno importante, crianças com metabolismo lento têm maior facilidade para o acúmulo de gordura, por outro lado as crianças com metabolismo mais acelerado têm menor probabilidade de desenvolver a obesidade. Essa situação pode explicar o fato de determinadas pessoas que mesmo ingerindo grandes quantidades de alimentos e com hábitos sedentários, dificilmente estarem acima do peso e outras que não têm uma alimentação exagerada, freqüentemente brigarem com a balança. As taxas metabólicas podem ser parcialmente modificáveis, podemos acelerar o metabolismo com reeducação alimentar, atividades físicas e adequação dos hábitos diários.
A predisposição genética é um fator de risco irreversível, porém são relativamente poucos os casos de obesidade oriundos apenas da hereditariedade. A grande maioria das ocorrências tem origem comportamental, sendo assim o estilo de vida parece ser um componente importante que podem ser modificados. Os hábitos diários das pessoas da família exercem forte influência quando se fala em obesidade entre crianças. Fazem parte dos fatores de risco os hábitos alimentares e de atividade física, além de situações capazes de influenciar o equilíbrio psicológico. Esses fatores são responsáveis por aproximadamente 98% dos casos de obesidade na infância e na adolescência. Nos dias de hoje alguns hábitos se tornam freqüentes entre crianças e podem levar ao excesso de peso: não respeitar horários fixos para as refeições, exagero na quantidade de comida, número de refeições diárias, ingerir alimentos muito calóricos no intervalo das refeições, passar horas sentado em frente ao computador ou TV e ausência de atividade física regular são exemplos disso.
Existe também a obesidade desencadeada pelos dois fatores concomitantemente. Uma criança com predisposição genética para o acúmulo de gordura corporal e que cultiva hábitos insalubres, certamente está fadada a se tornar obesa.
Portanto, sendo grande parte dos casos de obesidade originários de fatores comportamentais, a solução para evitá-la é: prevenção+prevenção+prevenção.
Porém, uma criança sozinha não é capaz de transformar sua rotina diária. A interferência dos pais é fundamental nesse processo, estimulando seus filhos a praticar atividades físicas prazerosas e oferecendo-lhes uma alimentação saudável. É nessa fase da vida que nossos hábitos são cristalizados, os filhos se espelham em seus pais, os exemplos são fundamentais. Pais fisicamente ativos, certamente não encontrarão muita resistência por parte dos filhos para práticas esportivas.
A obesidade pode se manifestar tanto por hiperplasia (aumento na quantidade das células de gordura) quanto por hipertrofia (aumento no tamanho das células de gordura). As células de gordura são chamadas de adopócitos, que fazem parte do tecido adiposo, são responsáveis pelo armazenamento de gordura no corpo humano. Quando é ultrapassado o limite de armazenamento de uma célula adiposa é criada uma nova célula no tecido adiposo. A hiperplasia, o aumento exagerado do número de adipócitos pode contribuir significativamente para a manifestação da obesidade infantil em três períodos específicos. O primeiro, ainda na gestação, principalmente nos últimos três meses, quando os alimentos ingeridos pela mãe influenciam na formação da composição corporal da criança. O segundo período está situado por volta do primeiro ano de vida, quando da introdução de alimentos sólidos, geralmente com grande valor calórico e pouco nutritivos como doces, refrigerantes, chocolates, salgadinhos entre outros. O terceiro período crítico é por volta dos seis ou sete anos de idade quando a criança inicia sua vida escolar, faz amizades novas, compartilha lanches e passa a adquirir novos hábitos alimentares. Já a hipertrofia, ou seja, o aumento no tamanho dos adipócitos, pode ocorrer em qualquer fase da vida.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Atualizando informações!!!

Estive ausente por alguns dias pois estava desfrutando de minhas férias em outro lugar que por sinal foi muito bom! Ainda me faltam alguns dias até que volte às aulas, estou atualizando meu blog e pesquisando atividades que trabalharei com minhas novas turmas! Estou bem animada e principalmente com as energias repostas, pois o ano que passou foi bem cansativo porém muito produtivo... espero que meus alunos que já se formaram estejam entusiasmados com a nova fase de suas vidas e se mostrem muito dedicados! E para aqueles novos alunos que terão aulas comigo, venham  cheios de boa vontade, pois o ano de 2011 promete!!!
                                                                     Beijos e abraços
                                                                     Profª  Rosemeire

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Teste seus conhecimentos

Esse teste foi aplicado aos alunos do 9º ano (8ª série), onde pude observar os conhecimentos adquiridos através das aulas práticas e teóricas durante o ano letivo de 2010. Se você aluno não o fez esta é uma ótima oportunidade de realizá-lo!
1 - Complete as colunas com as palavras adequadas:
  • O indivíduo realiza movimentos de correr,__________________e saltar, graças as ________________ dos músculos. (dormir, propriedades) ; (arremessar, propriedades) ou (dormir, modalidades).
    • Chamamos de _______________ ao funcionamento do ______________, pulmões e _____________ para que o corpo realize__________________.(condição moral, coração, músculos, movimentos); (condição física, coração,rins, movimentos) ou (condição física, coração, músculos, movimentos).
    2- Relacione:
    a) Handebol                             (  ) 11 jogadores
    b) Basquetebol                        (  )  7 jogadores
    c) Voleibol                              (  )  5 jogadores
    d) Futebol de Campo             (  )  6 jogadores


    3- Onde foram realizadas as seguintes competições?
    Olimpíadas de Inverno __________________
    Copa do Mundo _______________________
    Jogos Olímpicos da Juventude ____________________

    4- Assinale a alternativa correta:
    (   ) Na modalidade de handebol a regra é clara, eu posso invadir a área de gol do meu adversário               com bola.
    (   ) A cobrança de lateral no handebol é feita atrás da linha lateral.
    (   ) Toda a falta feita entre a área do gol e a linha pontilhada é cobrada fora da linha pontilhada, com exceção do tiro de 7 metros.
    (   ) O goleiro não pode jogar como jogador de linha.

    5- Assinale a alternativa incorreta:
    (   ) O voleibol é uma modalidade muito dinâmica jogada por 6 jogadores em quadra, podendo-se efetuar várias substituições durante uma partida.
    (   ) Ao se efetuar um bloqueio, o jogador não pode tocar na rede quando a bola ainda estiver em jogo se este interferir na jogada de seu adversário.
    (   ) Set point é o possível ponto para finalizar um set, enquanto que o match point é o ponto para decidir uma partida ou seja, finalizar uma partida.
    (   ) Durante o jogo de voleibol, poderão ser efetuados até 4 toques na bola antes de lançá-la para o campo adversário.

    6- Cite 2 sistemas de jogo na modalidade de Handebol.
    7- Cite as funções dos jogadores na modalidade de Basquetebol.
    8- Descreva como se realiza o teste de agilidade.
    9- Comente sobre as aulas de Educação Física, pontos positivos e negativos, e sua participação nas aulas.
    10- O que você aprendeu sobre o tema Bullying? Houve mudanças nos relacionamentos de sua turma com relação aos colegas e a você?

    quarta-feira, 29 de setembro de 2010

    História da Educação Física

    História da Educação Física -  Autor: Prof.Luiz Carlos de Moraes
    Tudo começou quando o homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim o homem à luz da ciência executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa e etc.
    CHINA - Como Educação Física as origens mais remotas da história falam de 3000 A. C. lá na China. Um certo imperador guerreiro, Hoang Ti, pensando no progresso do seu povo pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas além do caráter guerreiro.
    ÍNDIA - No começo do primeiro milênio, os exercícios físicos eram tidos como uma doutrina por causa das "leis de Manu", uma espécie de código civil, político, social e religioso. Eram indispensáveis às necessidades militares além do caráter fisiológico. Buda, atribuía aos exercícios o caminho da energia física, pureza dos sentimentos, bondade e conhecimento das ciências para a suprema felicidade do Nirvana, (no budismo, estado de ausência total de sofrimento).O Yoga, tem suas origens na mesma época retratando os exercícios ginásticos no livro "Yajur Veda" que além de um aprofundamento da Medicina, ensinava manobras massoterápicas e técnicas de respirar.
    JAPÃO - A história do desenvolvimento das civilizações sempre esbarra na importância dada à Educação Física, quase sempre ligados aos fundamentos médicos-higiênicos, fisiológicos, morais, religiosos e guerreiros. A civilização japonesa também tem sua história ligada ao mar devido à posição geográfica além das práticas guerreiras feudais: os samurais.
    EGITO - Dentre os costumes egípcios estavam os exercícios Gímmicos revelados nas pinturas das paredes das tumbas.A ginástica egípcia já valorizava o que se conhece hoje como qualidades físicas tais como: equilíbrio, força, flexibilidade e resistência. Já usavam, embora rudimentares, materiais de apoio tais como tronco de árvores, pesos e lanças.
    GRÉCIA - Sem dúvida nenhuma a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi a grega através da sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles, e Hipócrates contribuíram e muito para a Educação Física e a Pedagogia atribuindo conceitos até hoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais e da música. "Na música a simplicidade torna a alma sábia; na ginástica dá saúde ao corpo" Sócrates. É de Platão o conceito de equilíbrio entre corpo e espírito ou mente.Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até a velhice lotando os estádios destinados a isso.
    ROMA - A derrota militar da Grécia para Roma, não impediu a invasão cultural grega nos romanos que combatiam a nudez da ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.
    IDADE MÉDIA - A queda do império romano também foi muito negativo para a Educação Física, principalmente com a ascensão do cristianismo que perdurou por toda a Idade Média. O culto ao corpo era um verdadeiro pecado sendo também chamado por alguns autores, de "Idade das Trevas".
    A RENASCENÇA - Como o homem sempre teve interesse no seu próprio corpo, o período da Renascença fez explodir novamente a cultura física, as artes, a música, a ciência e a literatura. A beleza do corpo, antes pecaminosa, é novamente explorada surgindo grandes artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519), responsável pela criação utilizada até hoje das regras proporcionais do corpo humano.Consta desse período o estudo da anatomia e a escultura de estátuas famosas como por exemplo a de Davi, esculpida por Michelângelo Buonarroti (1475 - 1564). Considerada tão perfeita que os músculos parecem ter movimentos. A dissecação de cadáveres humanos deu origem à Anatomia como a obra clássica "De Humani Corporis Fábrica" de Andrea Vesalius (1514-1564).A volta de Educação Física escolar se deve também nesse período a Vitorio de Feltre (1378-1466) que em 1423 fundou a escola "La Casa Giocosa" onde o conteúdo programático incluía os exercícios físicos.
    ILUMINISMO - O movimento contra o abuso do poder no campo social chamado de iluminismo surgido na Inglaterra no século XVII deu origem a novas idéias. Como destaque dessa época os alfarrábios apontam: Jean-Jaques Rousseau (1712-1778) e Johann Pestalozzi (1746-1827). Rousseau propôs a Educação Física como necessária à educação infantil. Segunde ele, pensar dependia extrair energia do corpo em movimento.Pestalozzi foi precursor da escola primária popular e sua atenção estava focada na execução correta dos exercícios.
    IDADE CONTEMPORÂNEA - A influência na nossa ginástica localizada começa a se desenvolver na Idade Contemporânea e quatro grandes escolas foram as responsáveis por isso: a alemã, a nórdica, a francesa, e a inglesa.A alemã, influenciada por Rousseau e Pestalozzi, teve como destaque Johann Cristoph Friederick Guts Muths (1759-1839) considerado pai da ginástica pedagógica moderna.A derrota dos alemães para Napoleão deu origem a outra ginástica. A turnkunst, criada por Friederick Ludwig Jahn (1788-1825) cujo fundamento era a força. "Vive Quem é Forte", era seu lema e nada tinha a ver com a escola. Foi ele quem inventou a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo, dando origem à Ginástica Olímpica.A escola voltou a ter seu defensor com Adolph Spiess (1810-1858) introduzindo definitivamente a Educação Física nas escolas alemãs, sendo inclusive um dos primeiros defensores da ginástica feminina.A escola nórdica escreve a sua história através de Nachtegall (1777-1847) que fundou seu próprio instituto de ginástica (1799) e o Instituto Civil de Ginástica para formação de professores de Educação Física (1808).Por mais que um profissional de Educação Física seja desligado da história, pelo menos algum dia já ouviu falar em ginástica sueca, um grande trampolim para o que se conhece hoje. Per Henrik Ling (1766-1839) foi o responsável por isso levando para a Suécia as idéias de Guts Muths após contato com o instituto de Nachtegall. Ling dividiu sua ginástica em quatro partes: a pedagógica - voltada para a saúde evitando vícios posturais e doenças, a militar - incluindo o tiro e a esgrima, a médica - baseada na pedagógica evitando também as doenças e a estética - preocupada com a graça do corpo.Alguns fundamento ideológicos de Ling valem até hoje tais como o desenvolvimento harmônico e racional, a progressão pedagógica da ginástica e o estado de alegria que deve imperar uma aula. Claro, isso depende do austral e o carisma do profissional.Um do seguidores de Ling, o major Josef G. Thulin introduz novamente o ritmo musical à ginástica e cria os testes individuais e coletivos para verificação da performance.A escola Francesa teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amoros Y Ondeano (1770-1848).Inspirado em Rabelais, Guts, Jahn e pestalozzi, dividiu sua ginástica em: Civil e Industrial, Militar, Médica e Cênica. Outro nome francês importante foi G. Dêmey (1850-1917). Organizou congresso, cursos (inclusive o Superior de Educação Física), regiu o Manual do Exército e também era adepto à ginástica lenta, gradual, progressiva, pedagógica, interessante e motivadora.O método natural foi defendido por Georges Herbert (1875-1957): correr, nadar, trepar, saltar, empurrar, puxar e etc.A nossa Educação Física, a brasileira teve grande influência na Ginástica Calistenia criada em 1829 na França por Phoktion Heinrich Clias (1782-1854).A escola inglesa baseava-se nos jogos e nos esportes, tendo como principal defensor Thomas Arnold (1795-1842) embora não fosse o criador. Essa escola também ainda teve a influência de Clias no treinamento militar.
    A CALISTENIA - É por assim dizer, o verdadeiro marco do desenvolvimento da ginástica moderna com fundamentos específicos e abrangentes destinada à população mais necessitada: os obesos, as crianças, os sedentários, os idosos e também às mulheres.Calistenia, segundo Marinho (1980) citado por Marcelo Costa, vem do grego Kallos (belo), Sthenos (força) e mais o sufixo "ia".Com origem na ginástica sueca apresenta um divisão de oito grupos de exercícios localizados associando música ao ritmo dos exercícios que são feitos à mão livre usando pequenos acessórios para fins corretivos, fisiológicos e pedagógicos.Os responsáveis pela fixação da Calistenia foram o Dr. Dio Lewis e a (A. C. M.) Associação Cristã de Moços com proposta inicial de melhorar a forma física dos americanos que mais precisavam. Por isso mesmo, deveria ser uma ginástica simples, fundamentada na ciência e cativante. Em função disso o Dr. Lewis era contra os métodos militares sob alegação que as mesmas desenvolviam somente a parte superior do corpo e os esportes atléticos não proporcionavam harmonia muscular. Em 1860 a Calistenia foi introduzida nas escolas americanas.No Brasil dos anos 60 começou a ser implantada nas poucas academias pelos professores da A. C. M. ganhando cada vez mais adeptos nos anos 70 sempre com inovações fundamentadas na ciência. Sendo assim o Dr. Willian Skarstrotron, americano de origem sueca, dividiu a Calistenia em 8 grupos diferentes do original: braços e pernas, região póstero superior do tronco, póstero inferior do tronco, laterais do tronco, equilíbrio, abdômen, ombros e escápulas, os saltitos e as corridas.Nos anos 80 a ginástica aeróbica invadiu as academias do Rio de Janeiro e São Paulo abafando um pouco a calistenia. Como na Educação Física sempre há evolução também em função dos erros e acertos. Surge então, ainda no final dos anos 80 a ginástica localizada desenvolvida com fundamentos teóricos dos métodos da musculação e o que ficou de bom da Calistenia. A ginástica aeróbica de alto impacto causou muitos microtraumatismos por causa dos saltitos em ritmos musicais quase alucinantes. A musculação surgiu com uma roupagem nova ainda nos anos 70 para apagar o preconceito que algumas pessoas tinham com relação ao Halterofilismo.Hoje, sob pretexto da criatividade, a ginástica localizada passa por uma fase ruim com alguns professores ministrando aleatoriamente, aulas sem fundamentos específicos com repetições exageradas, fato que a ciência já reprovou, principalmente se o público alvo for o cidadão comum.                                                                            
    A EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL - Os índios no Brasil colônia - Os primeiros habitantes, os índios, deram pouca contribuição a não ser os movimentos rústicos naturais tais como nadar, correr atrás de caça, lançar, e o arco e a flexa. Na suas tradições incluem-se as danças, cada uma com significado diferente: homenageando o sol, a lua, os deuses da guerra e da paz, os casamentos, etc. Entre os jogos incluem-se as lutas, a peteca, a corrida de troncos entre outras que não foram absorvidas pelos colonizadores. Sabe-se que os índios não eram muito fortes  não se adaptavam ao trabalho escravo.
    Os negros e a Capoeira - Sabe-se que vieram para o Brasil para o trabalho escravo e as fugas para os Quilombos os obrigava a lutar sem armas contra os capitães do mato, homens a mando dos senhores de engenho que entravam mato a dentro para capturar os escravos. Com o instinto natural, os negros descobriram ser o próprio corpo uma arma poderosa e o elemento surpresa. A inspiração veio da observação da briga dos animais e das raízes culturais africanas. O nome Capoeira veiodo mato onde entrincheiravam-se para treinar. "Um estranho jogo de corpo dos escravos desferindo coices e marradas, como se fossem verdadeiros animais indomáveis". São algumas das citações de capitães do mato e comandantes de expedições descritas nos poucos alfarrábios que restaram. Rui Barbosa mandou queimar tudo relacionado à escravidão.
    Brasil Império - Em 1851 a Lei nº 630 inclui a ginástica nos currículos escolares. Embora Rui Barbosa não quisesse que o povo soubesse da história dos negros, preconizava a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas primárias e secundárias praticada 4 vezes por semana durante 30 minutos.
    Brasil República - Essa foi uma época onde começou a profissionalização da Educação Física.
    As políticas públicas -  Até os anos 60 o processo ficou limitado ao desenvolvimento das estruturas organizacionais e administrativas específicas tais como: Divisão de Educação Física e o Conselho Nacional de Desportos. Os anos 70 marcado pela ditadura militar, a Educação Física era usada, não para fins educativos mas de propaganda do governo sendo todos os ramos e níveis de ensino voltada para os esportes de alto rendimento. Nos anos 80 a Educação Física vive uma crise existencial à procura de propósitos voltados à sociedade. No esporte de alto rendimento a mudança nas estruturas de poder e os incentivos fiscais deram origem aos patrocinios e empresas podendo contratar atletas funcionários fazendo surgir uma boa geração de campeões das equipes Atlântica Boa Vista, Bradesco, Pirelli  entre outras. Nos anos 90 o esporte passa ser visto como meio de promoção à saúde acessível a todos manifestada de 3 formas: esporte educação, esporte participação e esporte performance. A Educação Física finalmente regulamentada é de fato e de direito uma profissão a   qual  compete medir e conduzir todo o processo.
    Os passos da profissão:
    1946-Fundada a Federação Brasileira de Professores de Educação Física.
    1950 a 1979-Andou meio esquecida com poucos e infrutíferos movimentos.
    1984-Apresentado o 1º Projeto de Lei visando a regulamentação da profissão.
    1998-Finalmente em 1º de setembro assinada a Lei 9696 regulamentando a profissão com todos os avanços sociais fruto de muitas discussões de bases de segmentos interessados.
    Literatura Consultada:1) Costa, Marcelo Gomes - Ginástica localizada. Ed. Sprint, 2ª edição, R.J.1998.2) Silva N.Pithan Atletismo Ed. Cia Brasil editora 2ª Ed. São Paulo3) Steinhilber, Jorge. Profissional de Educação Física Existe? Ed. Sprint, Rio de Janeiro R.J. 1996. ProfºLuís Carlos de Moraes

    terça-feira, 21 de setembro de 2010

    Sinfonia da Natureza

    Para você ler e apreciar; uma homenagem a todas as estações do ano, especialmente ao verão!!!
    Água - um bem essencial, Sagrado Manancial,
    Miragens de luz e cor... Torna a Terra colorida,
    Água é fonte da vida, e Vida é fonte de amor...
    Tens a força, a beleza, o poder da Natureza,
    Encantando os olhos meus... Cachoeira de delícias,



    Esparramando as carícias, que brotam das mãos de Deus...
    Natureza abençoada. Noite , dia ou alvorada
    Seja qual for a estação, nos acolhes em teu seio,
    Somos parte do teu meio, corpo, alma e coração ...
    Dão-se as folhas do outono a um doce abandono,



    Espalhadas pelo chão... Profusão de nostalgia,
    Num até breve à alegria e as cores do verão...
    Nem o frio do inverno diminue o doce, o terno,
    Carinho da Natureza, que compensa tal rigor
    Nos mostrando com amor, este esplendor de beleza!
    O inverno é um arrebol, é repouso ao por do sol,




    É descanso ...
    É espera ... Pra viver eclodir brilhante,
    E a Natureza, vibrante, na explosão da Primavera...
    Deus nos deu tanta riqueza, Terra, magia e beleza,
    Pra cuidar do que ela tem... Porque da Mãe-Natureza,
    Somos todos com certeza, diletos filhos também.
    As perdas não lamentemos,
    Pois as trilhas que vivemos renovam-se a cada era:
    ... se no Outono a folha cai, uma outra, é certo, vai,

    Renascer na Primavera... E assim, sigo curtindo
    Estes ciclos do destino, sem pressa e até devagar...
    Mais importa o caminho que o porto logo alcançar.
    Porque a sabedoria
    Do sonhador peregrino
    Não consiste em chegar
    Depressa a seu destino.
    Consiste em querer trilhar
    Na tempestade ou bonança,
    as veredas da esperança,
    ainda que ande sozinho,
    e em saber apreciar
    as belezas do caminho...
    Oriza Martins


    segunda-feira, 16 de agosto de 2010

    O que é Folclore?

    Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto n° 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é "conhecimento popular". As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas, da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais os enriqueceram com novos hábitos. O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
    Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, e os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim , passamos a saber, ao mesmo tempo, parte da sua História.
    folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram a nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural.

    Saci perere, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde esconde, bumba meu boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais.
    Popular ou folclórico?
    O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto - como Luís da Câmara Cascudo -, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia a dia do nosso país.

    Brincadeiras do Folclore Brasileiro

    O que são - Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração em geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. A preservação dessas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito preticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclóre.
    Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:
    • Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaio, são feitas de varetas de madeira ou papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
    • Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).
    • Pega pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa a ter que fazer o mesmo.
    • Esconde esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos fechados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
    • Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega
    • Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
    • Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barnate que é enrolado e puxado co força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
    Fonte de pesquisa: www.suapesquisa.com.br
    Enfim, podemos acrescentar também nesta lista a amarelinha, brincadeiras de roda, brincadeiras cantadas, pular corda, pernas de pau, pernas de lata, petecas, balanço, cabo de guerra, queimada ... e por aí vai!!!

    quinta-feira, 22 de julho de 2010

    Bullying - mais um pouco sobre o assunto!

    Não tem graça
    Você já deve ter visto um amigo virando a piada da turma e, sem perceber, deu risada da situação. Achar graça da piada de alguém faz essa pessoa ganhar fama de engraçado, certo? O problema é quando o alvo da piada não gosta nadinha dessa situação e, por timidez ou medo, fica isolado e quieto. Nesse caso, a brincadeira perde a graça e a piada vira bullying. E você, que deu risada, acaba se transformando em platéia de algo muito desnecessário.
    Valentão sem noção
    O bullying, que vem do termo inglês bully e significa brigão, é sempre praticado por alguém que precisa se mostrar forte pra todo mundo. Só que, na cabeça desse garoto ou dessa menina, o jeito mais fácil de parecer superior é humilhando e ofendendo os mais tímidos e que não tem coragem de revidar os ataques.
    Tem como evitar? Se você é super na sua e jamais teria coragem de revidar o bullying procure não se isolar no colégio. Existe sempre uma galera que tem mais a ver com você e que a curte do jeitinho que é. Fique perto deles.
    Tem como acabar com isso?Por mais que você sinta vergonha e medo de reclamar, o seu silêncio só piora a situação. Fale com seus pais, com um professor ou mesmo com o diretor. Coloque na sua cabeça que ninguém no mundo tem o direito de a pôr pra baixo. O ato de sofrer bullying pode piorar seu desempenho nos estudos e deixar a vida meio cinza. Pense bem.
    Saia da platéia
    É mais fácil rir quando você vê alguém chamando uma colega de um apelido muito feio do que tomar partido e defendê-la, não é? Mas pare pra pensar: e se você estivesse no lugar dessa amiga que vive de cabeça baixa? Por isso, vale a pena olhar pra a valentona que pratica o esporte de humilhar quem é mais quietinha.
    Quando o bullying é praticado por uma amiga sua: provavelmente sua turma toda percebe que o que essa garota faz é errado. Então, que tal criar coragem e dar um toque nela? Diga que pôr os outros pra baixo não é e nem nunca vai ser bacana. E não tenha medo. "Tornar-se cúmplice fortalece o agressor", explica a psicóloga Maria Teresa Maldonato.
    Quando o bullying é praticado contra uma amiga sua: incentive a garota a procurar ajuda de algum responsável ( tanto no colégio quanto em casa). Se você ver que ela tem vergonha de fazer isso, converse você mesma com um professor, o que não pode é deixar pra lá. "É desse silêncio que se valem os agressores, por isso, nada de ficar quietinha", aconselha a psicóloga Maria Irene Maluf.
    O problema de virar o jogo
    Em alguns casos, depois de superar a zoação e supostamente dar a volta por cima do bullying, é comum a agredida tentar se fortalecer "brincando" com alguém que tenha o mesmo perfil que ela: quietinha e megatímida. Mas fazer isso é a maior prova de que o problema ainda não foi superado. Fazer um exame de consciência é sempre a melhor maneira de lidar com
    esse assunto. Descontar sua mágoa nos outros nunca vai resolver nada.
    As diferenças

    Bullying de meninos
    eles são mais explícitos e podem até partir para a agressão física.
    Bullying de meninas
    elas preferem espalhar fofocas do mal e isolar a vítima da
    turma.


    Cyber-crime
    Ter seu Orkut, Facebook, Twitter e cia. zoados não é nenhuma novidade hoje em dia. Afinal, a pessoa sem noção que faz isso acredita que nunca vai ser descoberta. Aí é que mora o engano. O que muita
    gente "valentona" não sabe é que dá, sim, pra descobrir quem fez a agressão rastreando o computador. "A vítima pode imprimir o material ofensivo e denunciar o agressor nas delegacias especializadas em crimes de informática. Um perito pode perfeitamente descobrir a identidade do agressor, mesmo que ele se disfarce com um contato falso", explica Maria Tereza Maldonato.
    Pra evitar o cyber-bullying...
    • Não aceite amigos dos quais você nunca ouviu falar em nenhum site de relacionamento e bloqueie suas fotos no Orkut, assim só quem é seu amigo terá acesso a elas, ok?
    • Use a webcam só com seus BFFs.
    • Evite postar fotos suas de biquines, principalmente se estiver sozinha. Esse tipo de foto é um prato cheio para que os desocupados de plantão façam montagens.
    • Quando usar um computador que não é seu, não deixe nenhuma senha registrada.
    Texto de Mariana Sherma (Revista Todateen)