quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jogos lúdicos para o Voleibol

Manter a área livre
Material: Balões
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Som com fita ou cd
Formação: Dois grupos
Organização: Solicitar ao grupo que se posicionem, cada um em uma área de jogo, separados pela rede. Cada participante de posse de um balão, deverá enchê-lo.
Desenvolvimento: Com o início da música, todos os participantes deverão passar o balão para o campo adversário, devolvendo os que passarem para o seu campo. A cada interrupção da música o monitor efetuará a contagem. No momento da interrupção o grupo que tiver menos balões em seu campo marca ponto.
Nota: O monitor deverá ir construindo as regras junto com os alunos, no momento em que forem ocorrendo as infrações.


Mina
Material: 1 bola de voleibol
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Giz ou fita gomada
Formação: Dois grupos
Organização: Os grupos ocuparão a área de jogo, sendo cada lado dividido em quatro partes, numerando-as da seguinte forma: zona de ataque números três e quatro, e zona de defesa, números um e dois.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a pontuação realizada a partir da queda da bola nas zonas numeradas. Exemplo: a bola tocando o solo na zona de ataque três, vale três pontos.
Nota 01: O grupo deverá definir um número de pontos para a partida ser vencida, possibilitando as equipes a opção de ataques em determinadas zonas e dificultanto o fechamento da partida pela necessidade de se atingir um número exato a partir dos pontos.
Nota 02: O grupo poderá, junto com o monitor, acrescentar regras como: a equipe que ultrapassar o número preestabelecido perderá dez pontos.
Nota 03 : A equipe poderá ir somando os pontos de acordo com o recebimento da bola. Exemplo: o participante recebe a bola na zona de número quatro, passa a bola para o participante da zona de número três, nisso todos deverão gritar a soma desses números, no caso, sete. E assim sucessivamente. Ganha o ponto que conseguir fazer mais “pontos” .



Basquetevôlei
Material: 1 bola de voleibol ou borracha
Formação: Dois grupos
Organização: Equipes disposta na área de jogo (quadra).
Desenvolvimento: O jogo terá início com a bola ao alto. A equipe de posse de bola, trocará passes, usando somente os fundamentos do voleibol (toque, manchete, levantamentos, saques, cortadas), tentando como objetivo fazer cestas.


Vôlei guiado
Material:1 bola de voleibol
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Pedaços de tecido (dois metros quadrados)
Lenços
Formação: Dois grupos
Organização: Os grupos formarão quartetos, sendo que dois participantes terão os olhos vendados. Cada quarteto com um pedaço de tecido. Os participantes de olhos vendados deverão estar em pontas opostas do tecido.
Desenvolvimento: O jogo seguirá a dinâmica do voleibol, sendo a bola lançada com o tecido. A bola poderá dar um toque no chão.
Nota: Juntos, monitores e participantes poderão incluir critérios para a dinâmica em dupla com os olhos vendados de um participante, para outras modalidades.



Voleibol com rede móvel
Material: 1 bola de voleibol
Elástico
Formação: Dois grupos
Organização: Solicitar dois participantes, para, de posse do elástico, dinamizárem a rede móvel, os grupos deverão sempre ocupar lados opostos do elástico, independente do espaço de campo de jogo.
Desenvolvimento: Usar a dinâmica do jogo de voleibol, com os participantes trocando passes para o envio da bola para o campo adversário. A rede irá mover-se nas diversas direções da área de jogo, variando de tamanho e possibilitando grandes e minúsculas áreas de jogo para as equipes.
Nota 01: Os participantes deverão ocupar sempre a extensão da área de jogo e o prolongamento do campo.
Nota 02: O monitor deverá possibilitar a inclusão e retirada de regras por parte dos participantes.


Voleibol de apoio
Material: 1 bola de voleibol
Rede de voleibol ou elástico ou cordão
Formação: Quatro grupos
Organização: Dois grupos em cada área de jogo, sendo um dentro e o outro ocupando as laterais e fundo da área.
Desenvolvimento: Após o saque, a equipe que recepciona, tenta devolver a bola para o campo adversário. O grupo que se encontra fora da área de jogo (laterais e fundo da quadra) participa do jogo, devolvendo as bolas que forem para fora, para o seu campo, oportunizando, ao grupo, nova tentativa de passar a bola para o campo adversário. Caso a equipe que saca marque ponto, os participantes de fora da equipe se sofreu o ponto invertem os papéis com o grupo de dentro, ou seja, quem estava jogando dentro da quadra passará a jogar fora da quadra e vice

quarta-feira, 20 de abril de 2011

História do Basquetebol

Origem
O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
“Há duas formas de viver a vida, uma é acreditar no que esta fazendo e a outra é acreditar que todas as coisas são iguais.”
"Nunca siga as regras influenciada pelo medo, faça das regras aquilo que você acredita."
Verificando que durante o tempo chuvoso de inverno os seus alunos começavam a mostrar algum desinteresse pelas aulas de ginástica, que na altura era a única atividade que se podia praticar dentro do ginásio, procurou criar um jogo que servindo os objetivos da Educação Física os motivasse. A primeira ideia foi combinar elementos dos vários jogos já existentes. Começou por modificar o futebol americano, tornando-o menos violento. Mas habituados a atirarem-se para os seus adversários com toda a sua força, os alunos acharam esta versão "soft"uma verdadeira «piada»...Naismith tentou então o futebol. Depois de muitas brincadeiras e algumas janelas quebradas, concluiu que tinha de inventar algo completamente inovador: «percebi que um indivíduo é fortemente influenciado pela tradição e que qualquer tentativa de modificar jogos já conhecidos seria sempre um fracasso. Tornou-se para mim evidente que era necessário um novo principio», escreveu no seu livro A origem Primeira partida da história
Quais os princípios da modalidade para Naismith?
Naismith pretendia encontrar uma atividade nova que despertasse o interesse dos seus alunos, e as suas reflexões sobre esta matéria levaram à definição de alguns princípios, nos quais ainda hoje depois de tantos anos se baseia a prática desta modalidade. são eles;
1º princípio: a bola é grande esférica e jogada com as mãos;
2º princípio: todos os jogadores se podem deslocar livremente no terreno;
3º princípio: não é permitido correr com a bola nas mãos;
4º princípio: as equipas jogam juntas no terreno, mas são proibidos os contatos entres os jogadores;
5º princípio: o cesto é horizontal e elevado, de pequenas dimensões.
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo.
Formalização das regras
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras.
No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia.
Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete.
Basquete espalha-se pelo mundo
Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.
As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:
- Em 2006, a seleção masculina de basquete da Espanha foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina da Austrália sagrou-se campeã.
- Nos Jogos Olímpicos de 2008 (China), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs.
Os grandes jogadores e jogadoras de basquete da nossa história
- Adriana Aparecida dos Santos
- Alessandra Santos de Oliveira
- Alfredo Rodrigues da Mota
- Amaury Antônio Pasos
- Anderson Varejão
- Edson Bispo dos Santos
- Friedrich Wilhelm Braun
- Hortência Maria de Fátima Marcari Oliva
- Janeth dos Santos Arcain
- José Edvar Simões
- Magic Paula
- Marta de Souza Sobral
- Nenê
- Oscar Schmidt
- Rosa Branca
- Ubiratan Pereira Maciel

Basquetebol

Confira abaixo as alterações das regras da FIBA:
Art. 2.2.3 Linhas de lances-livres e áreas restritivas
As áreas restritivas (garrafão) serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo. A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).
Art. 2.2.4 Área de cesta de três pontos
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (não mais de 6,25m).
Art 2.2.6 Linhas para reposição na lateral
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subseqüente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da "linha de reposição" e não mais da linha central estendida.
Art. 2.2.7 Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso). Uma falta ofensiva nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.
Art. 29 Vinte e quatro segundos
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.
Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:
Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo.
Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.

Principais regras:
 O jogo de Basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo
de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários e evitar que a outra equipe
pontue. A cesta que é atacado por uma equipe é a cesta dos adversários e a cesta que é defendida
por uma equipe é a própria cesta da equipe.Vencedor de um jogo - A equipe que marcou o maior número de pontos ao final do tempo de jogo será a vencedora.
Equipes
Um membro da equipe tem condições de jogo quando ele tenha sido autorizado a jogar por uma equipe de acordo com os regulamentos, incluindo os regulamentos que regem os limites de idade do comitê organizador da competição.
Um membro da equipe tem o direito de jogar quando seu nome tiver sido inscrito na
súmula de jogo antes do início da partida e enquanto ele não tenha sido desqualificado
nem cometido cinco (5) faltas.
Durante o tempo de jogo, um membro da equipe é:
• Um jogador, quando ele está na quadra de jogo e tem o direito de jogar.
• Um substituto, quando ele não está na quadra de jogo, mas ele tem o direito de  jogar.
• Um jogador excluído quando ele cometeu cinco (5) faltas e não tem mais o direito de jogar.
Durante um intervalo de jogo, todos os membros da equipe com direito a jogar são
considerados como jogadores.
Cada equipe consistirá de:
• Até doze (12) membros de equipe com direito a jogar, incluindo um capitão.
• Um técnico e, se a equipe desejar, um assistente técnico.
• Um máximo de cinco (5) acompanhantes de equipe que podem sentar no banco
da equipe e têm funções especiais, por exemplo: gerente, médico, fisioterapeuta,
estatístico, intérprete, etc.
Cinco (5) jogadores de cada equipe deverão estar na quadra durante o tempo de jogo
e podem ser substituídos.
Um substituto se torna um jogador e um jogador se torna um substituto quando:
• O oficial autoriza ao substituto para entrar na quadra de jogo.
• Durante um tempo debitado ou um intervalo de jogo, um substituto solicita a
substituição ao apontador.
Tempo de jogo, placar empatado e períodos extras
O jogo consistirá de quatro (4) períodos de dez (10) minutos.
Haverá um intervalo de jogo de vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar.Existirão intervalos de jogo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo período (primeira metade), entre o terceiro e o quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Haverá um intervalo de jogo, no meio tempo, de quinze (15) minutos.
Um intervalo de jogo começa:
Vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar.
• Quando o sinal do cronômetro de jogo soa para o fim de um período.
Um intervalo de jogo termina:
No início do primeiro período quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro na bola ao alto.
• No início de todos os outros períodos, quando a bola está à disposição do jogador que efetuará a reposição.
Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo do quarto período, o jogo  continuará com tantos períodos extras de cinco (5) minutos quanto necessários para desfazer o empate.
Se uma falta é cometida no instante que, ou imediatamente antes do sinal do cronômetro da partida soar para o fim do tempo de jogo, qualquer lance(s) livre(s) eventual (is) será (ão) administrado(s) após o final do tempo de jogo.
Caso um período extra, seja necessário, como resultado deste(s) lance(s) livre(s), então  todas as faltas que forem cometidas após o final do tempo de jogo serão consideradas como tendo ocorrido durante um intervalo de jogo e os lances livres serão administrados antes do início do período extra.
Início e final de um período ou do jogo
O primeiro período começa quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro na bola ao alto.
Todos os outros períodos começam quando a bola está à disposição do jogador que  efetuará a reposição.
O jogo não pode começar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco  (5) jogadores prontos para jogar. Status da bola
A bola pode estar viva ou morta.
A bola se torna viva quando:
Durante a bola ao alto, a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro no lançamento.
• Durante um lance livre, a bola está à disposição do arremessador do lance livre.
• Durante uma reposição, a bola está à disposição do jogador que irá repor.
A bola se torna morta quando:
Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido.
• Um oficial apita enquanto a bola está viva.
• Está claro que a bola não irá entrar no cesto em um lance livre que será seguido  por:
▬ Outro(s) lance(s) livre(s)
▬ Uma outra penalidade (lance(s) livre(s) e/ou reposição).
• O sinal do cronômetro de jogo soa para o fim do período.
• O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soa enquanto uma equipe está com o controle da bola.
• A bola, que está no ar em um arremesso para uma cesta de campo, é tocada por um jogador de qualquer das equipes após:
▬ Um oficial apitar.
▬ O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período.
▬ O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar.
A bola não se torna morta e a cesta contará se convertida, quando:
• A bola está no ar em um arremesso para uma cesta de campo e:
▬ Um oficial apita.
▬ O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período.
▬ O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar.
• A bola está no ar em um lance livre quando um oficial apita por qualquer infração
das regras, exceto a do arremessador do lance livre.
• Um jogador comete uma falta em qualquer adversário enquanto a bola está no  controle do oponente em ato de arremesso para uma cesta de campo, e que termina  seu arremesso com um movimento contínuo iniciado antes da falta ter ocorrido.
Esta provisão não se aplica e a cesta, não contará se:
▬ após um oficial apitar, um ato de arremesso inteiramente novo for feito.
▬ durante o movimento contínuo do jogador no ato do arremesso o cronômetro
de jogo soa para o fim de um período ou o sinal do relógio de vinte e
quatro (24) segundos soar.

terça-feira, 19 de abril de 2011

A História do Voleibol


O vôlei foi criado em 1895, pelo americano William G. Morgan, então diretor de educação física da Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O primeiro nome deste esporte que viria se tornar um dos maiores do mundo foi mintonette.
Naquela época, o esporte da moda era o basquetebol, criado apenas quatro anos antes, mas que tivera um rápida difusão. Era, no entanto, um jogo muito cansativo para pessoas de idade. Por sugestão do pastor Lawrence Rinder, Morgan idealizou um jogo menos fatigante para os associados mais velhos da ACM e colocou uma rede semelhante à de tênis, a uma altura de 1,98 metros, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.
A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan solicitou à firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o referido esporte. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos.
Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do "Physical Education" na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e de suas regras de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.
A primeira quadra de Voleibol tinha as seguintes medidas: 15,24m de comprimento por 7,62m de largura. A rede tinha a largura de 0,61m. O comprimento era de 8,235m, sendo a altura de 1,98m (do chão ao bordo superior). A bola era feita de uma câmara de borracha coberta de couro ou lona de cor clara e tinha por circunferência de 63,7 a 68,6 cm e seu peso era de 252 a 336g.
O volley ball foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial ao decorrer dos anos. Em 1900, o esporte chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o volley ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país.
O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio, entre 12 e 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud e tendo como fundadores os seguintes países: Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o volley ball foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de volley ball masculino foi a Rússia; a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão.
No feminino, o campeão foi o Japão, ficando a Rússia em segundo e a Polônia em terceiro.
O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.

                                                                                        Fonte: Confederação Brasileira de Voleibol
 

Principais perguntas e respostas sobre as regras do Voleibol

 •Quantos jogadores fazem parte de uma equipe?
12 jogadores, 6 titulares e 6 reservas.
•Como é constituída uma equipe?
Fazem parte da equipe, no máximo 12 jogadores, 1 técnico, 1 assistente técnico, 1 preparador físico e 1 médico.
•Quantos sets têm um jogo?
5sets.
•Quantos sets são necessários vencer para ganhar o jogo?
São necessários vencer 3 sets.
•Com quantos pontos termina um set?
25 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.(exceto o 5 set)
•E em caso de empate?
Em caso de empate de 2sets a 2sets, temos o 5º set (set decisivo), este é jogado em 15 pontos, com uma diferença mínima de 2 pontos.
•Quantos jogadores são necessários ter em quadra para que um jogo inicie?
12 jogadores, sendo 6 de cada equipe.
•Como é a ordem de saque?
O formulário com a posição inicial dos jogadores, entregue a mesa antes do início do jogo, indica a ordem de saque dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida até o final do jogo.
•Como é a posição dos jogadores em quadra? E qual a ordem que eles devem rodar para o saque?

Obs: Após o saque ser realizado, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição dentro de sua própria quadra e na zona livre.
•Como é a quadra de jogo?



A quadra de jogo é um retângulo medindo 18×9 metros, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3 metros de largura.
Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. Estas estão inseridas na dimensão da quadra de jogo.
Linha central, o eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas iguais, tendo cada uma 9×9 metros. Esta linha estende-se por sob a rede, de uma linha lateral até a outra.
Zona de ataque: Em cada quadra a zona de ataque é limitada pelo eixo da linha central e a linha de ataque traçada 3 metros atrás deste eixo (com a largura da linha incluída).
Zona de saque: A zona de saque tem 9 metros de largura atrás da linha de fundo.
Ela é delimitada, lateralmente, por duas pequenas linhas, cada uma com 15 cm de extensão, colocadas 20 cm após a linha de fundo, como uma extensão das linhas laterais.
Na profundidade, a zona de saque estende-se até o final da zona livre.
•Qual a altura da rede? E aonde ela é colocada?
Uma rede é instalada sobre o eixo da linha central. A altura da rede deve ser de 2,42m para equipes masculinas e 2,24m para as equipes femininas.
•Qual a função do líbero no jogo?
O líbero é um jogador especializado em defesa, ele não pode atacar cada equipe tem a opção de registrar entre seus jogadores um líbero.
•Quais são os fundamentos básicos do vôlei?
Saque, toque, manchete, cortada e bloqueio.
•Qual o fundamento usado para colocar a bola em jogo?
O saque.
•Qual o principal fundamento de ataque?
A cortada.
•Quais as formas de defesa do vôlei?
Defesa é a ação de recuperar as bolas vindas do ataque que ultrapassam o bloqueio e de criar condições para o contra-ataque. O tipo de defesa mais usado é a manchete, mas pode-se defender também em toque, com uma das mãos ou com os pés.
•Pra que serve o bloqueio?
O bloqueio e a tentativa de interceptar a bola vinda de um ataque da quadra adversária. Pode ser ofensivo ou defensivo.
•Como formar o ataque?
Após fazer a recepção da bola ou defesa, essa bola deve ir para as mãos do levantador que deve fazer o levantamento (o passe que antecede o ataque) e assim o atacante deve cortar com a intenção de passar o bloqueio e fazer a bola cair na quadra adversária ou explorar o bloqueio, fazendo com que a bola bata nele e caia fora da quadra.
•Quem são os responsáveis por uma equipe de vôlei?
O técnico e o capitão são os responsáveis pela conduta e disciplina de todos os membros de sua equipe.

Simbolismos da Páscoa

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vamos brincar?!

Gente! Encontrei essas bonequinhas e confesso, adorei! Lembrou meus tempos de menina. Passava horas recortando essas bonequinhas e brincando. Não resisti e postei, espero que gostem! Então que tal botar a garotada para brincar? É só imprimir, recortar e se divertir!  













quarta-feira, 9 de março de 2011

Obesidade

Obesidade Infantil é um tema que causa muita preocupação. Em uma de nossas aulas falamos sobre hábitos alimentares saudáveis e práticas de esporte para termos uma boa qualidade de vida,  posteriormente estaremos calculando nosso índice de massa corporal e analisaremos os resultados discutindo  nossa postura diante dos nossos hábitos diários buscando, se necessário, ações para alterar nossas práticas alimentares associadas às práticas adequadas de atividades físicas. Apesar de ser um tema direcionado especificamente à obesidade infantil, podemos tomar como ponto de partida para todas as outras faixas etárias, buscando chamar a atenção de pais de alunos para ampliarmos essas ações. Encontrei um vídeo muito bom que sintetiza este tema, e enriquece mais ainda os conhecimentos já adquiridos, espero que gostem! Em contra partida, estar em nosso peso ideal não significa que tenhamos hábitos alimentares corretos e consequentemente, saúde. Bem, este é um assunto para outra aula!!!