quarta-feira, 20 de abril de 2011

Basquetebol

Confira abaixo as alterações das regras da FIBA:
Art. 2.2.3 Linhas de lances-livres e áreas restritivas
As áreas restritivas (garrafão) serão áreas retangulares marcadas na quadra de jogo. A área restritiva (três segundos) deverá ser um retângulo (não mais um trapézio).
Art. 2.2.4 Área de cesta de três pontos
A distância da linha de três pontos será de 6,75m (não mais de 6,25m).
Art 2.2.6 Linhas para reposição na lateral
As duas pequenas linhas deverão ser marcadas na margem externa da quadra, no lado oposto ao da mesa de controle e das áreas de banco, com sua margem mais distante afastada 8,325m da margem interna da linha final; ou seja, alinhada ao topo da linha de três pontos. Durante os últimos dois minutos da partida e dos períodos extras, seguindo um tempo debitado concedido para o time que tenha o direito a uma reposição de bola na sua quadra de defesa, o arremesso de fora para dentro subseqüente será dado do lado oposto ao da mesa de controle, da "linha de reposição" e não mais da linha central estendida.
Art. 2.2.7 Semicírculos nos quais não serão consideradas/marcadas cargas ofensivas
Os semicírculos nos quais não serão consideradas as cargas ofensivas deverão ser marcados na quadra de jogo com a margem interna deles estando a 1,25m do ponto central da cesta (em projeção no piso). Uma falta ofensiva nunca deverá ser marcada caso o contato do atacante ocorra com um defensor que esteja dentro do semicírculo.
Art. 29 Vinte e quatro segundos
Se a reposição for administrada na quadra de defesa, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deverá ser retornado para 24 segundos.
Se a reposição for administrada na quadra de ataque, caso exigido pelas regras respectivas, o relógio de 24 segundos deve ser ajustado como se segue:
Se o relógio mostra que faltam 14 segundos ou mais no momento em que o jogo é paralisado, ele não deverá ser ajustado e permanecerá o mesmo tempo.
Se restarem 13 segundos ou menos no aparelho de 24 segundos no momento em que o jogo é paralisado, o relógio deve ser ajustado para 14 segundos.

Principais regras:
 O jogo de Basquetebol é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo
de cada equipe é marcar pontos na cesta dos adversários e evitar que a outra equipe
pontue. A cesta que é atacado por uma equipe é a cesta dos adversários e a cesta que é defendida
por uma equipe é a própria cesta da equipe.Vencedor de um jogo - A equipe que marcou o maior número de pontos ao final do tempo de jogo será a vencedora.
Equipes
Um membro da equipe tem condições de jogo quando ele tenha sido autorizado a jogar por uma equipe de acordo com os regulamentos, incluindo os regulamentos que regem os limites de idade do comitê organizador da competição.
Um membro da equipe tem o direito de jogar quando seu nome tiver sido inscrito na
súmula de jogo antes do início da partida e enquanto ele não tenha sido desqualificado
nem cometido cinco (5) faltas.
Durante o tempo de jogo, um membro da equipe é:
• Um jogador, quando ele está na quadra de jogo e tem o direito de jogar.
• Um substituto, quando ele não está na quadra de jogo, mas ele tem o direito de  jogar.
• Um jogador excluído quando ele cometeu cinco (5) faltas e não tem mais o direito de jogar.
Durante um intervalo de jogo, todos os membros da equipe com direito a jogar são
considerados como jogadores.
Cada equipe consistirá de:
• Até doze (12) membros de equipe com direito a jogar, incluindo um capitão.
• Um técnico e, se a equipe desejar, um assistente técnico.
• Um máximo de cinco (5) acompanhantes de equipe que podem sentar no banco
da equipe e têm funções especiais, por exemplo: gerente, médico, fisioterapeuta,
estatístico, intérprete, etc.
Cinco (5) jogadores de cada equipe deverão estar na quadra durante o tempo de jogo
e podem ser substituídos.
Um substituto se torna um jogador e um jogador se torna um substituto quando:
• O oficial autoriza ao substituto para entrar na quadra de jogo.
• Durante um tempo debitado ou um intervalo de jogo, um substituto solicita a
substituição ao apontador.
Tempo de jogo, placar empatado e períodos extras
O jogo consistirá de quatro (4) períodos de dez (10) minutos.
Haverá um intervalo de jogo de vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar.Existirão intervalos de jogo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo período (primeira metade), entre o terceiro e o quarto período (segunda metade) e antes de cada período extra. Haverá um intervalo de jogo, no meio tempo, de quinze (15) minutos.
Um intervalo de jogo começa:
Vinte (20) minutos antes do horário marcado para a partida começar.
• Quando o sinal do cronômetro de jogo soa para o fim de um período.
Um intervalo de jogo termina:
No início do primeiro período quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro na bola ao alto.
• No início de todos os outros períodos, quando a bola está à disposição do jogador que efetuará a reposição.
Se o placar estiver empatado ao final do tempo de jogo do quarto período, o jogo  continuará com tantos períodos extras de cinco (5) minutos quanto necessários para desfazer o empate.
Se uma falta é cometida no instante que, ou imediatamente antes do sinal do cronômetro da partida soar para o fim do tempo de jogo, qualquer lance(s) livre(s) eventual (is) será (ão) administrado(s) após o final do tempo de jogo.
Caso um período extra, seja necessário, como resultado deste(s) lance(s) livre(s), então  todas as faltas que forem cometidas após o final do tempo de jogo serão consideradas como tendo ocorrido durante um intervalo de jogo e os lances livres serão administrados antes do início do período extra.
Início e final de um período ou do jogo
O primeiro período começa quando a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro na bola ao alto.
Todos os outros períodos começam quando a bola está à disposição do jogador que  efetuará a reposição.
O jogo não pode começar se uma das equipes não estiver na quadra de jogo com cinco  (5) jogadores prontos para jogar. Status da bola
A bola pode estar viva ou morta.
A bola se torna viva quando:
Durante a bola ao alto, a bola deixa a(s) mão(s) do árbitro no lançamento.
• Durante um lance livre, a bola está à disposição do arremessador do lance livre.
• Durante uma reposição, a bola está à disposição do jogador que irá repor.
A bola se torna morta quando:
Qualquer cesta de campo ou lance livre é convertido.
• Um oficial apita enquanto a bola está viva.
• Está claro que a bola não irá entrar no cesto em um lance livre que será seguido  por:
▬ Outro(s) lance(s) livre(s)
▬ Uma outra penalidade (lance(s) livre(s) e/ou reposição).
• O sinal do cronômetro de jogo soa para o fim do período.
• O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soa enquanto uma equipe está com o controle da bola.
• A bola, que está no ar em um arremesso para uma cesta de campo, é tocada por um jogador de qualquer das equipes após:
▬ Um oficial apitar.
▬ O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período.
▬ O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar.
A bola não se torna morta e a cesta contará se convertida, quando:
• A bola está no ar em um arremesso para uma cesta de campo e:
▬ Um oficial apita.
▬ O sinal do cronômetro de jogo soar para o fim do período.
▬ O sinal do dispositivo de vinte e quatro (24) segundos soar.
• A bola está no ar em um lance livre quando um oficial apita por qualquer infração
das regras, exceto a do arremessador do lance livre.
• Um jogador comete uma falta em qualquer adversário enquanto a bola está no  controle do oponente em ato de arremesso para uma cesta de campo, e que termina  seu arremesso com um movimento contínuo iniciado antes da falta ter ocorrido.
Esta provisão não se aplica e a cesta, não contará se:
▬ após um oficial apitar, um ato de arremesso inteiramente novo for feito.
▬ durante o movimento contínuo do jogador no ato do arremesso o cronômetro
de jogo soa para o fim de um período ou o sinal do relógio de vinte e
quatro (24) segundos soar.

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