terça-feira, 26 de maio de 2009

A EDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO

Na obra de arte retratada acima, podemos observar pessoas, jovens, crianças e adultos em grupos, participando de diversos jogos; vejamos se você consegue identificar cada um desses jogos... É interessante observar também, que essa obra é antiga, talvez tenha no mínimo uns duzentos anos, porém é tão atual!!! Quem já não brincou com bolinhas de gude, ou bambolês, pega-pega, mãe da mula? Pegando como gancho essa bela obra de arte, quero fazer com você uma reflexão sobre a educação do movimento, ou seja, a realização de atividades motoras que que visam o desenvolvimento das habilidades motoras (correr, saltar, saltitar, arremessar, empurrar, puxar, balançar, balancear, subir, descer, andar), da capacidade física (agilidade, destreza, velocidade, velocidade de reação) e das qualidades físicas (força, resistência muscular localizada, resistência aeróbica e resistência anaeróbica). Portanto, a educação do movimento prioriza o aspecto motor na formação do educando. No ambiente educacional esse trabalho pode ser distribuído ao longo de todo o período escolar, a ênfase no entanto, ocorre nas séries iniciais do ensino fundamental quando as características psicológicas e fisiológicas dos alunos correspondem às especificidades desta proposta. A educação pelo movimento caminha além do componente motor, compreendendo os aspectos afetivos, cognitivos e sociais também. Explicando melhor: a realização de atividades motoras inclinadas para a educação pelo ou através do movimento, nos trará o desenvolvimento das relações afetivas, cognitivas e logicamente motoras. Portanto, a aula de Educação Física não deve ser a mera repetição de movimentos tidos como ideais ou "mais perfeitos". Assim, qualquer espécie de proposta motora, desde que lúdica e significativa faz sucesso entre as crianças.A propósito, a obra de arte em questão é de autoria de Pieter Brueghel.

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