segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Declaração dos Direitos da Criança

 1º Princípio – Todas as crianças são credoras destes direitos, sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, condição social ou nacionalidade, quer sua ou de sua família.
2º Princípio – A criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
3º Princípio – Toda criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
4º Princípio – A criança tem direito a crescer e criar-se com saúde, alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas, e à mãe devem ser proporcionados cuidados e proteção especiais, incluindo cuidados médicos antes e depois do parto.
5º Princípio - A criança incapacitada física ou mentalmente tem direito à educação e cuidados especiais.
6º Princípio – A criança tem direito ao amor e à compreensão, e deve crescer, sempre que possível, sob a proteção dos pais, num ambiente de afeto e de segurança moral e material para desenvolver a sua personalidade. A sociedade e as autoridades públicas devem propiciar cuidados especiais às crianças sem família e àquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.
7º Princípio – A criança tem direito à educação, para desenvolver as suas aptidões, sua capacidade para emitir juízo, seus sentimentos, e seu senso de responsabilidade moral e social. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.
8º Princípio - A criança, em quaisquer circunstâncias, deve estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
9º Princípio – A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, abandono, crueldade e exploração. Não deve trabalhar quando isto atrapalhar a sua educação, o seu desenvolvimento e a sua saúde mental ou moral.
10 º Princípio – A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.


LINKS IMPORTANTES:


CNEF - Confederação Nacional das Entidades de Família
Uma associação civil, sem fins lucrativos, com sede em Brasília e atuação nacional, que congrega pessoas, instituições e empresas para promover ações integradas a fim de assegurar de modo eficaz a assistência à família e seus integrantes.
 SOLO HIJOS   
Portal dirigido aos pais, apoia a difícil e apaixonante tarefa de formar e educar os filhos. O objetivo é cobrir vazios de informação, retificar crenças erradas, oferecer conselhos práticos, propor atividades lúdicas e abrir um espaço de diálogo para todos aqueles que querem ser pais melhores.


EDUFAM - Educacion y Familia - http://www.edufam.es/         
Excelente site sobre a família, relacionamento, valores, terceira idade, a arte de educar os filhos e muito mais. Vale a pena ver (em espanhol).
        
             BrasilInstituto Brasileiro da Família - http://www.portalibf.org/                          
            O Instituto Brasileiro da Família, no Brasil, oferece cursos a fim de orientar os pais na maravilhosa missão de educar seus filhos.
  
Familia (Chile) - http://www.familia.cl/            
Internet Familia es un sitio web orientada a la familia; que busca apoyar a los padres en la gran tarea de formar y educar a sus hijos; así como colaborar con los niños en el maravilloso camino del aprendizaje y descubrimiento del universo.




Aldeia - Portugal - familia.aaldeia.net
Excelente site sobre a Família, educação dos filhos, escola, valores, virtudes, psicologia das idades escolares, valor da vida humana e muitos mais.



 AmparoMaternal - http://www.amparomaternal.org/
O Amparo Maternal atende gestantes em todas as fases da gravidez e ao seu recém nascido. São atendidas via SUS e delas nada é cobrado. Possui equipe formada por médicos e enfermeiras especializados neste atendimento. Prestam assistência obstétrica qualquer fase do ciclo gravídico-puerperal; e assistência social à mãe desvalida, procurando, por meios adequados sua reabilitação social.


A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família - PROVIDAFAMÍLIA é uma organização cujo principal objetivo é divulgar e defender os valores éticos e morais da inviolabilidade da vida humana desde a sua concepção e dos direitos da família.

Institutos Véras- http://www.bioeticaweb.com/
Site para a integração da pessoa portadora de lesão cerebral ou com problemas de ordem neurológica à vida normal




 Campanha Nacional de Combate à Pedofilia -  http://www.censura.com.br/
 crime virtual, violência real.
Campanha contra os crimes de pedofilia e a exploração sexual infanto-juvenil na internet.


              
                                                                                   http://www.doutoresdoriso.com.br/
Os integrantes do RISOMUNDI perceberam que o SORRISO é importante. Sempre. E o quão gratificante é proporcioná-lo em qualquer situação, seja num hospital, empresa, praça pública, casa de apoio ou num teatro. O que interessa ao grupo é fazer com que as pessoas lembrem de como é bom sorrir, seja do que for. Para eles a eminência de um sorriso torna a vida mais leve e mais intensa. É possível? Sim, o sorriso dá sede de VIDA.
Geralmente atuam em locais sem muitos recursos, entidades sem fins lucrativos que dependem de doações para se manter e abrigar essas crianças.




                           http://www.criancasegura.org.br/
Uma instituição sem fins lucrativos preocupada com a prevenção de acidentes ou lesões não intencionais em crianças de até 14 anos. Alerta sobre riscos de acidentes em veículos, com ciclistas, afogamentos, queimaduras, envenenamentos, acidentes com armas de fogo, quedas, sufocação, playgrounds, entre outros.

(Portugal) Associação Vida Universitária

Associação de voluntários de ação social, que se dedica à informação, formação, apoio, proteção e promoção da Vida Humana, com especial atenção a crianças abandonadas e a mães grávidas, que atua no meio universitário através da criação de núcleos em diversas faculdades.


  http://www.acea.org.br/
 A ACEA é uma instituição sem fins lucrativos, que pretende através de suas atividades resgatar valores humanos fundamentais relacionados a ética, cultura, cidadania e atualidades, tendo como base a família. Faz parceria com a Rede Vida de Televisão no programa Tribuna Independente


  http://www.abrapia.org.br/
 Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência

A Abrapia trabalha na promoção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A sua parte é a denúncia. 0800-99-0500
É uma equipe de profissionais na área de Saúde, Educação, Direito e Serviço Social, com o propósito de criar um centro de referência para o desenvolvimento de ações e pesquisas, voltadas para a defesa de crianças e adolescentes vítimas de violência intrafamiliar


                                          http://www.comvida.org.br/
A ComVida, entidade assistencial que atua no apoio e orientação de crianças e adolescentes com necessidades especiais, disponibiliza gratuitamente o Guia de Ajuda para Pais de Crianças portadoras de Deficiência Mental e Transtornos Invasivos do Desenvolvimento

Brincadeiras para o Dia das Crianças - sugestões

Sugestões de atividades para o Dia das Crianças
POLÍCIA E LADRÃO- Parecido com o pega-pega. Há dois grupos: o da polícia e o dos ladrões. O papel da polícia é pegar os ladrões e prendê-los em uma “cadeia”. O papel dos ladrões é salvar os companheiros (abrindo a porta da “cadeia”) e se proteger da polícia. Se a polícia prender todos, invertem-se os papéis.


DANÇA DAS CADEIRAS- Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

DANÇA DAS CADEIRAS COOPERATIVA- Disponha as cadeiras como você faz no jogo tradicional das cadeiras. O segredo do jogo é não eliminar nenhum participante, só cadeiras, ou seja, a cada rodada, você retira uma cadeira e ainda assim todos deverão sentar-se, como puderem: no colo, no braço da cadeira, deitado sobre os colegas etc... Neste jogo não há vencedores.

DANÇA DAS CADEIRAS ALTERNATIVA- Várias cadeiras serão espalhadas pelo local da atividade. Em cima de cada uma delas, haverá uma bexiga. Todos estarão vendados e uma música animada deverá ser iniciada. Quando a música parar, eles deverão procurar uma cadeira, sentar e estourar a bexiga que tiver na cadeira, sendo guiados pelos jogadores da equipe que não estão participando. Sempre haverá uma cadeira a menos. Quem sobrar, é eliminado. O jogo prossegue até surgir o campeão.

CORRIDA DOS SENTADOS- Corrida de ida e volta onde os participantes correm sentados e não podem usar as mãos pra nada. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas, ou seja, não pode virar. Ganha quem voltar primeiro.

RODA-RODA- Podem brincar de 2 a 50 pessoas e a regra é sempre a mesma. Cada um pega no braço do outro e forma uma roda. Aí, todos deverão correr em sentido horário, ou seja, correrão rodando. Depois de alguns segundos, o mestre solta seus braços e todos cairão, provocando boas gargalhadas.

CORRIDA DE CADARÇOS- Corrida de duplas, de ida e volta, onde os participantes correm com os cadarços amarrados. Na ida, vai de frente, na volta, vem de costas. Não pode virar. Se cair, levanta e continua. Ganha quem voltar primeiro.

FUTEBOL HUMANO- Várias pessoas se espalham em um campo enquanto outra tenta atravessá-lo e chegar até o fim. Porém, as pessoas do campo devem impedir (mas não poderão mexer os braços). Quem conseguir chegar no fim sem ser pego, é um herói.

ALERTA- O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar "Alerta!". Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai.

domingo, 18 de setembro de 2011

História do Pan Americano



Conheça a História dos Jogos Pan-Americanos, edições anteriores, origem dos jogos, cronologia.
Introdução

Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central.
Origem e história
A idéia da realização de um evento esportivo americano nasceu em 1932. Nesta época já ocorria os Jogos Centro-Americanos. Representantes e dirigentes esportivos de vários países da América propuseram a realização de um evento que pudesse envolver todos os países do continente americano.
No I Congresso Esportivo Pan-Americano, realizado em 1940 na cidade de Buenos Aires, ficou definido que o primeiro evento deste tipo aconteceria na Argentina em 1942. Porém, com o desenrolar da Segunda Guerra Mundial, o evento foi cancelado, assim como aconteceu com as Copas do Mundo de Futebol de 1942 e 1946.
A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1951 (cerimônia de abertura aconteceu em 25 de fevereiro). Contou com atletas de 21 países, e foram disputados 18 modalidades esportivas. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo internacional. A próxima edição do evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2007, contará com aproximadamente 5.500 atletas de 42 países que disputarão 28 eventos esportivos.


Confira todas as edições dos Jogos Pan-americanos realizadas até hoje:


1951 - Buenos Aires (Argentina)
1955 - Cidade do México (México)
1959 - Chicago (EUA)
1963 - São Paulo (Brasil)
1967 - Winnipeg (Canadá)
1971 - Cali (Colômbia)
1975 - Cidade do México (México)
1979 - San Juan (Porto Rico)
1983 - Caracas (Venezuela)
1987 - Indianápolis (EUA)
1991 - Havana (Cuba)
1995 - Mar del Plata (Argentina)
1999 - Winnipeg (Canadá)
2003 - Santo Domingo (República Dominicana)
2007 - Rio de Janeiro (Brasil)

Desde o primeiro Pan-Americano de Buenos Aires em 1951 até os Jogos do Rio de Janeiro em 2007 os cartazes, pôsteres e logos foram objetos de colecionadores. Cada Pan-Americano foi representado por seu cartaz, um retrato de uma época.
Veja os cartazes de todos os Jogos Pan-Americanos.

Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires - 1951




Cartaz dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México - 1955
Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Chicago - 1959




Cartazes dos Jogos Pan-Americanos de São Paulo - 1963





Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg - 1967






Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Cáli - 1971




Cartazes do Pan Americano da Cidade do México - 1975

Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de San Juan - 1979


Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Caracas - 1983


Cartazes dos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis - 1987



Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Havana - 1991


Cartazes dos Jogos Pan-Americanos de Mar del Plata - 1995



Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg - 1999


Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo - 2003


Cartazes dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro - 2007





Cartaz dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - 2011