segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O que é Folclore?

Os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo. Dia do Folclore 22 de agosto - Decreto n° 56747 de 17/08/1965. Folclore é uma palavra de origem inglesa cujo significado é "conhecimento popular". As manifestações da cultura de um povo, seja através de suas lendas, da sua alimentação, do seu artesanato, das suas vestimentas e de muitos de seus hábitos originais os enriqueceram com novos hábitos. O folclore é passado de pais para filhos, geração após geração. As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras e jogos e também os mitos e lendas que aprendemos quando criança são parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
Fazem parte do folclore os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro. Os tecidos, a renda, e os adornos de miçangas e penas, também existem ainda muitas outras atividades que fazem parte do folclore. O folclore é o meio que o povo tem para compreender o mundo. Utilizando a sua imaginação, o povo procura resolver os mistérios da natureza e entender as dificuldades da vida e seus próprios temores. Conhecendo o folclore de um país podemos compreender o seu povo. E assim , passamos a saber, ao mesmo tempo, parte da sua História.
folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo. Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram a nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu. Imagine uma colcha de retalhos multicolorida com uma mistura de figuras geométricas, estampas e texturas. Assim é nossa herança cultural.

Saci perere, feijoada, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, brincadeira de esconde esconde, bumba meu boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval e futebol. Conhecer, cultivar e estudar nossas tradições é uma forma de manter vivas as raízes nacionais.
Popular ou folclórico?
O folclore é popular, mas segundo grandes estudiosos do assunto - como Luís da Câmara Cascudo -, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração. A transmissão? De boca em boca. Ao pé do fogo, na beira do fogão, nos encontros sociais, na missa, enfim, no dia a dia do nosso país.

Brincadeiras do Folclore Brasileiro

O que são - Além dos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras. As brincadeiras folclóricas são aquelas que passam de geração em geração. Muitas delas existem há décadas ou até séculos. Costumam sofrer modificações de acordo com a região e a época, porém a essência das brincadeiras continua a mesma da origem.Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais ou em grupos. Possibilitam também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças. A preservação dessas brincadeiras é muito importante para a manutenção da cultura folclórica. Por isso, são muito preticadas, principalmente, durante o mês de agosto que é destinado ao folclóre.
Jogos, brincadeiras e brinquedos do folclore:
  • Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaio, são feitas de varetas de madeira ou papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento. Com uma linha, os garotos conseguem direcionar e fazer malabarismos no céu.
  • Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos (latas, garrafas e outros objetos).
  • Pega pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança deve correr e tocar outra. A criança tocada passa a ter que fazer o mesmo.
  • Esconde esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos fechados e contar até certo número enquanto as outras se escondem. Para ganhar, a criança que está procurando deve encontrar todos os escondidos e correr para a base.
  • Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontos ou a própria bola do colega
  • Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
  • Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barnate que é enrolado e puxado co força. Muitas crianças pintam seus piões. Para deixar mais emocionante a brincadeira, muitos meninos fazem malabarismo com os piões enquanto eles rodam. O mais conhecido é pegar o pião com a palma da mão enquanto ele está rodando.
Fonte de pesquisa: www.suapesquisa.com.br
Enfim, podemos acrescentar também nesta lista a amarelinha, brincadeiras de roda, brincadeiras cantadas, pular corda, pernas de pau, pernas de lata, petecas, balanço, cabo de guerra, queimada ... e por aí vai!!!