terça-feira, 15 de maio de 2012

Crianças também tem vez!!!!

Aos meus pequeninos do Ensino Fundamental I.
Criançada, aqui algumas atividades para colorir e brincar... outras é só pesquisar pelo blog...Teremos outras atividades em alguns dias, aguardem, e enquanto isso... divirtam-se!!!



Cruzadinha

Esportes Cruzadinha Esportes Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Para Pintar!

Saúde e Bem Estar Pratique esportes Desenho para Colorir e Pintar - Smartkids


Atividades para dias chuvosos!!!



1. O QUE NÃO COMBINA?
*Formação: Na sala de aula, o professor fará uma rodinha, com os alunos sentados.*Desenvolvimento: O professor conversa com as crianças e explica que falará quatro coisas para que elas descubram uma que não combina.Exemplos: - boneca, bola, botão, peteca. -sapato, tênis, bota, sabão, etc.


2. MEU ESPELHO
*Formação: em duplas.*Desenvolvimento: O professor explica que uma das crianças será o espelho do outro (a que imitará os gestos), isto é, todo o gesto que um fizer, seu par deverá imitá-lo. O professor  dá um sinal de início para começar a brincadeira. Sugestão: use música instrumental com ritmos variados para deixar a brincadeira mais divertida. Depois, o professor pedirá que as crianças troquem os papéis.

3. PROCURAR OS PARCEIROS
*Formação: as crianças ficarão espalhadas na sala.
*Desenvolvimento: O professor seleciona diversas gravuras (colar em cartolina) e recortá-las de forma que formem vários quebra cabeças. No verso das peças de cada um dos quebra cabeças, o professor utiliza um sinal (ou número) para marcar, observando que cada quebra cabeça deverá ter um sinal diferente. Misturar as peças e distribuir uma para cada criança. Ao dar um sinal, as crianças observarão o sinal atrás de sua peça e deverão procurar os colegas que possuam as peças com o mesmo sinal, agrupando-se em algum espaço na sala. As crianças deverão montar o quebra cabeça. Sugestão: use música instrumental como "marcadora" do tempo de atividade.

4. O BARQUINHO
*Formação: crianças em roda ou em seus lugares. Precisa de um barquinho de papel. 
*Desenvolvimento: O professor explica a brincadeira que consiste em repetir uma frase completando-a de acordo com o combinado:- "Lá vai o barquinho carregado de...". Exemplo: frutas, flores, animais, etc.
A criança que recebe o barquinho, repete a frase acrescentando no final a "carga" que foi combinada ( de acordo com a categoria estabelecida) e passa para o colega ao lado. E assim, sucessivamente, passando o barquinho de criança para criança, até que se esgote o que levar no barquinho. 

5. O BARBANTE MALUCO

  * Formação: duas equipes de crianças em fila. Dois rolos de barbante.
      *Desenvolvimento: Explicar a brincadeira antes. Ao sinal do professor, a primeira criança de cada equipe, passará o barbante pela sua cintura, dando três voltas, e entregará o rolo ao colega de trás, que fará o mesmo, e assim por diante, até chegar à última criança da equipe.
Quando a última terminar, começará a deserolar o barbante da cintura, enrolando-o outra vez no rolo, e assim sucessivamente, até chegar de novo na primeira criança. Será vencedora a equipe que apresentar ao professor o rolo de barbante novamente enrolado.

6. ADIVINHE O OBJETO

 *Formação: As crianças em roda ou em seus lugares.
     *Desenvolvimento: Uma das crianças fica do lado de fora da sala. O professor combina com as crianças qual OBJETO da sala que o colega deverá descobrir. Após combinarem, o professor pede à criança que volte e lhe diz que, após fazer perguntas aos colegas, deverá tentar descobrir qual foi o objeto escolhido pela turma.
Só poderão ser feitas perguntas como:
- Ele é grande ou pequeno?
- É pesado ou leve?
- Qual é sua cor?
- É de algum colega da sala?
- É comprido ou curto?
Depois das respostas, a criança poderá fazer três tentativas de acerto. Se conseguir acertar, poderá escolher seu substituto; caso contrário, deverá pagar uma prenda (fazer uma imitação, cantar, etc). A brincadeira é reiniciada com a escolha de outro objeto.

7. BARRACA DE FRUTAS
*Formação: crianças a vontade na sala, sentadas, se possível em roda.
*Desenvolvimento: Cada criança receberá um número (prender na roupa de forma que todos possam ver o número). Uma criança inicia a brincadeira dizendo:  
" - Vendo frutas e tenho 12 maçãs na minha barraca."
A criança que tem o número 12 levanta-se e responde:
" - Engana-se, senhor, há 9 maçãs (ou outro número) em sua barraca."
Será a vez da criança com o número 9 ficar de pé e repetir a frase, falando outro número.
E assim por diante, até que todas tenham participado. A última criança a falar deverá dizer:
"- Senhor, não há mais maçãs em sua barraca."
Os números não poderão ser repetidos. Por isso, as crianças deverão ficar atentas!!!

8. O CHAPÉU DO MANOEL

  *Formação: As crianças ficam sentadas em rado, no centro da roda fica o professor.
      *Desenvolvimento: Explicar as regras antes do jogo. A criança não poderá rir e nem falar, somente negar, balançando a cabeça, e apontar para outro colega.
O professor diz às crianças:
"- O senhor Manoel perdeu seu chapéu. Ele disse que uma criança achou e escondeu em sua casa. O senhor Manoel não sabe quem foi, mas eu estou achando que foi (diz o nome de uma criança)", e aponta para a criança na rodinha.
A criança não poderá rir, nem falar, somente negar (balançando a cabeça) e aponta para outro colega. O colega, por sua vez, deverá ter a mesma reação, e assim por diante.
A primeira criança que rir, ou falar, ou demorar a responder com a cabeça, pagará uma prenda, ou esperará a próxima rodada.

Fonte bibliográfica (adaptação):
Educação Física no cotidiano escolar,
Solange Valadares e Rogéria Araújo, Editora Fapi.