domingo, 6 de fevereiro de 2011

Para quem quer saber mais sobre o Corpo Humano.

CORPO HUMANO -

A Ática Educacional disponibilizou algumas 
atividades 
sobre CORPO HUMANO.
Atividades on-line para reforçar 
aqueles 
assuntos já estudados.
Uma forma lúdica, agradável e
 sobretudo 
interativa de estudar.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dinâmicas para o início das aulas...apenas algumas sugestões!

  • JOGOS DE BOLAS E NOMES
    Objetivo: socialização
    Recurso: Uma bola.
    Procedimento: Em círculo. Inicialmente, um aluno joga para outro, dizendo seu próprio nome. Esta parte termina quando todos tiverem jogado e dito seus nomes. A seguir, aquele que joga a bola diz o nome do colega que vai receber.
    Obs. Deixar o tempo necessário para que todos joguem e recebam a bola várias vezes.
  • QUEM SOU EU
    Objetivo: socialização
    Uma boa dinâmica para a primeira aula é o jogo "Quem sou eu". Para preparar é fácil e você vai conseguir com que todos aprendam os nomes uns dos outros e será uma ótima oportunidade para você também aprender.
    Recursos e procedimentos: Faça quadrados de cartolina com figuras das palavras que vai usar no jogo, coisas básicas ou qualquer outro objeto. Deve fazer os quadrados de cartolina ou qualquer outro papel grosso no mesmo número de alunos + 1, que você usará.
    Coloque-os em círculo (de preferência), distribua os cartões para os alunos, pedindo que não mostrem ainda uns aos outros. Comece mostrando o seu e diga:
    - Eu sou Fulano e sou um (a) - diga o nome da figura que está no seu cartão. Uma bola, por exemplo.
    Aponte um aluno aleatoriamente, que dirá para você:
    - Você é Fulano e é uma bola, eu sou Beltrano e sou uma bicicleta.
    Ele deve então apontar outro aluno, que olhará para você e dirá:
    - (apontando o aluno anterior) Ele é Beltrano e é uma bicicleta, você é Fulano e é uma bola, eu sou Sicrano e sou um livro.
    Cada aluno apontado deve dizer tudo que os outros disseram, apontando cada aluno e finalizando sempre com 'você é Beltrano e é uma bola, eu sou... um (a)...
    Você pode colocar figuras que vão ficar engraçadas ditas pelos alunos, e eles vão se divertir enquanto vão memorizando os nomes uns dos outros. Na verdade essa dinâmica é uma boa ajuda para que você também aprenda os nomes deles,o que é desejável em um professor, que no mínimo saiba o nome de seus alunos.
  • MINHA BANDEIRA PESSOAL
Objetivos:
- Proporcionar momentos de autoconhecimento e de percepção do outro;
- Ressaltar a importância do poder do imaginário na vida das pessoas.
1. O que você mais valoriza na vida?
2. Cite três coisas ou atividades em que você se considera bom:
3. O que gostaria de melhorar em si mesmo (a)?
4. Se você fosse um animal, qual seria? Justifique.
5. O que as outras pessoas dizem mais admirar em você?
6. Qual é o seu principal sonho ou aspiração?
* Em círculo. Socializar. Essa atividade é válida também para avaliar inicialmente a escrita dos alunos e ajudar a traçar o perfil da turma.
  • DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO
1. Cada um dirá o próprio nome acrescentando um adjetivo que tenha a mesma inicial do seu nome. Exemplo: Roberto Risonho.
2. O seguinte repete o nome do companheiro com o adjetivo e o seu apresenta acrescentando um adjetivo para o seu nome e assim sucessivamente.
Objetivo: Proporcionar conhecimento mútuo, a memorização dos nomes e a integração grupal.
  • DINÂMICA DE APRESENTAÇÃO COM MÚSICA
Os alunos espalhados pela quadra, ao som de várias músicas e ritmos diferentes, dançando, ao parar a música deverão  agrupar-se em números de 3, 4 ou 5 conforme o comando do professor (a), neste momento terão um determinado tempo para se apresentarem, falarem um pouco de si, mais ou menos 2 minutos, volta-se a música pedindo aos alunos que conforme o ritmo vão se misturando aos outros alunos, o próximo grupo a ser formado ao parar a música não poderá se repetir aos anteriores.